30 de dezembro de 2016

Guia De One Piece

One Piece Fillers
Esse é um anime que nós do Homelandic gostamos muito, apesar de ser uma obra bem irregular. E exatamente por ser assim, resolvemos postar esse guia com nossas análises sobre cada saga/arco.

Ainda não tem a análise da saga da Aliança Pirata, porque ainda não terminamos de assisti-la, mas logo mais atualizaremos o post com essa saga aqui. E a saga dos Yonkous também não está presente, porque ainda está em andamento.

Aviso importante: Podem conter spoilers neste post!


Saga East Blue (Episódio 1 ao 61)
Dentre todas as sagas da série, essa é, digamos, a mais inocente. Aqui não é dada tanta importância a complicações, experiências e profundidade. O mais importante é construir e apresentar a base da história que seguirá nas sagas seguintes.

Apesar de ter bastante confusão e lutas e o ritmo ser mais acelerado que o normal da série, os personagens ainda estão muito crus para grandes embates aqui; então são confrontos um tanto quanto cômicos na maior parte do tempo, mas sempre com um momento ou dois de emoção dentro das batalhas, o que é uma das marcas registradas do shonen e que todos sabemos que traz sucesso e empatia.

Apesar dessa saga ter uma vibe um pouco diferente do restante da série, dando mais importância ao carisma dos personagens do que à emoção do enredo em si, é uma das sagas mais importantes, sem dúvida. Exatamente por esse caráter de introdução e encantamento. É uma das melhores primeiras temporadas shonen, de forma geral.

Arcos: 
- Arco Romance Dawn (1-3)
- Arco Orange Town (4-8)
- Arco Vila Syrup (9-18)
- Arco Baratie (19-30)
- Arco Arlong Park (31-45)
- Arco Mini Buggy (46-47)
- Arco Loguetown (48-53)
- Arco Dragão Milenar (54-61) [Arco Filler]


Alabasta
Saga Alabasta (Episódio 62 ao 135)

Essa saga já é bem diferente da primeira. Com um ritmo praticamente impecável, mesclando muito entre momentos absurdamente emocionantes e hilários, o que é uma das principais marcas da série como um todo.

Ela é, basicamente, composta por duas partes; a primeira traz bastante comoção com a história do Chopper. Na verdade essa primeira parte inteira é sobre esse personagem, diferente dos outros que vamos conhecendo a história aos poucos, a do Chopper já é mostrada de cara e brilhantemente.

A segunda parte é fantástica. É quando começam a aparecer os desafios "de gente grande" pros Chapéu de Palha. Crocodile é um dos melhores vilões da série e ele dá um up no desenvolvimento da história e principalmente no do Luffy. Terminando com a inclusão de um novo membro na equipe, Nico Robin, que posteriormente passará a ser um dos personagens mais bem construídos de toda a história. Esse (Alabasta) é um dos meus arcos preferidos da série.

Arcos:
- Arco Montanha Reversa (62-63)
- Arco Whiskey Peak (64-67)
- Arco Coby e Helmeppo (68-69)
- Arco Little Garden (70-77)
- Arco Drum Island (78-91)
- Arco Alabasta (92-130)
- Arco Pós-Alabasta (131-135) [Arco Filler]


Saga Skypiea (Episódio 136 ao 206)
A série, que tinha dado uma melhorada significativa, principalmente no fim do arco de Alabasta, aqui dá a primeira queda. Essa saga tem praticamente zero de importância para a série. De fato, se um fã passa por ela sem querer, vai acabar não sentindo falta, é como se não tivesse perdido nada.

Mas ok, ainda assim existem poucas coisas a serem aproveitadas aqui. Como, por exemplo, é a primeira vez que se ouve falar em haki na série, que é uma das técnicas mais utilizadas posteriormente - mas não se explica nada a respeito disso. Também é a primeira vez que aparece o Barba Negra, que um tempo considerável depois se torna o grande vilão do anime. Talvez o que aconteça de principal nesse arco seja a aparição do espírito do Merry, que mais tarde será responsável por uma das cenas mais marcantes e emocionantes de toda a série.

Particularmente, esse foi o arco que mais me fez rir. Existem algumas cenas específicas que são absurdamente hilárias e bem sacadas. Mas a verdade é que, tirando esses três fatos que pontuei no parágrafo anterior, é um arco sem peso na história em si.

Arcos:
- Arco Ilha dos Carneiros (136-138) [Arco Filler]
- Arco Névoa Arco-Iris (139-143) [Arco Filler]
- Arco Jaya
- Arco Skypiea
- Arco G-8 (196-206) [Arco Filler]


Ennies Lobby
Saga Water 7 (Episódio 207 ao 325)
Essa saga também é na prática separada por duas partes muito distintas. A primeira é assistível, a segunda é incrível. As duas partes têm ritmos completamente diferentes, a primeira é maçante com alguns bons momentos, enquanto a segunda é exatamente o contrário.

Na primeira parte, é apresentado ao público um novo personagem que mais tarde viria a se tornar um dos Chapéu de Palha e, particularmente, um dos meus preferidos (Franky). Em meio ao Water 7 e Enies Lobby existe o mini-arco do Buster Call, que é, sem a menor dúvida, um dos pontos altos de One Piece, um dos melhores momentos de toda a série. Depois desse mini-arco, o ritmo fica incessante. Cada episódio tem um grande acontecimento. E a luta principal entre Luffy e Lucci é uma das melhores de todo o anime.

Em Enies Lobby todos os Chapéu de Palha crescem e começam a demonstrar novas características e reviravoltas espetaculares. É um dos principais arcos da série. E, com certeza um dos mais emocionantes. Provavelmente todo fã do anime derramou algumas lágrimas durante esse arco.

Arcos:
- Arco Long Ring Long Land (207-219) [Não é um Arco Filler, mas você pode pular.]
- Arco Sonho do Oceano (220-224) [Arco Filler]
- Arco Retorno de Foxy (225-228) [Arco Filler]
- Arco Water 7 (229-263)
- Arco Enies Lobby (264-312)
- Arco Pós-Enies Lobby (313-325)


Saga Thriller Bark (Episódio 326 ao 384)
Essa saga, pra mim como fã da obra, é um desperdício de tempo absurdo e principalmente um péssimo uso da história de forma geral, praticamente tudo nesse espaço de One Piece é horrível.

Como esse é um anime essencialmente bom, consegue salvar determinados momentos, mas com dificuldade. Esse arco é realmente péssimo. De relevante para a história tem a introdução de um novo membro dos Chapéu de Palha, adicionando muito na parte cômica da obra. Brook não é dos personagens mais complexos e nem de perto entra na equipe para somar significativamente em termos de força física.

O grande momento dessa saga, no entanto, acaba meio que salvando muito tempo perdido. Já no fim, depois de derrotar o vilão, vem uma das cenas mais marcantes de todo o anime, protagonizada por Zoro.

Arcos:
- Arco Lovely Land (326-336) [Arco Filler]
- Arco Thriller Bark (337-381)
- Arco Ilha de Spa (382-384) [Arco Filler]


Marineford
Saga Guerra de Marineford (Episódio 385 ao 516)
One Piece ressurge de maneira épica com essa saga, depois de uma traumatizante Thriller Bark. Aqui vem a melhor parte do anime, pelo menos até o presente momento. Essa saga é dividida em três partes; a primeira mais lenta, mas bem construída, a segunda já com mais pegada e ação, e a terceira simplesmente de tirar o fôlego.

Na primeira parte vem um dos momentos mais tristes da obra, com a separação dos Chapéu de Palha. Em seguida vem um mini-arco um tanto quanto maçante, para então dar início a um grande up na série. Impel Down eleva o nível de confronto e ação do anime.

O arco de Marineford é incrivelmente imparável. É, com toda certeza, um dos melhores arcos shonen de todos os tempos. Cada episódio te deixa abismado e louco para ver o próximo. É um arco num ritmo absurdo. Com grandes acontecimentos de pesos gigantescos na história.

Arcos:
- Arco Arquipélago Sabaody (385-405)
- Arco Amazon Lily (408-421)
- Arco Impel Down Parte 1 (422-425)
- Arco Pequeno East Blue (426-429) [Arco Filler]
- Arco Impel Down Parte 2 (430-456)
- Arco Marineford (457-489)
- Arco Pós-Marineford (490-516)


Saga Ilha dos Tritões (Episódio 517 ao 574)
Essa saga marca uma nova era em One Piece. Depois de dois anos treinando, os Chapéu de Palha se reencontram e estão muito mais poderosos e preparados para enfrentar o Novo Mundo. O que deixa todos altamente curiosos para saber o tamanho da evolução de cada personagem nesse espaço de tempo.

A saga, por si só, não é interessante. Mas ela apresenta vários pontos importantes sobre os personagens principais e suas novas técnicas e sobre como serão mais desafiadoras as próximas aventuras. Mas sobre essa saga especificamente, ela não acaba fazendo cair muito a qualidade da obra, tendo em vista o último arco. Mas era de se esperar, já que Marine Ford foi um arco praticamente perfeito. O vilão dessa saga não é interessante, o roteiro dela é fraco e o ritmo um tanto quanto maçante.

O que segura essa parte do anime, de verdade, é somente a curiosidade para conhecer mais sobre o que foi desenvolvido nos dois últimos anos pelos Chapéu de Palha. Mas olhando de uma forma mais ampla, é uma saga relativamente desnecessária pro enredo.

Arcos:
- Arco Reunião em Sabaody (517-522)
- Arco Ilha dos Tritões (523-574)

Nenhum comentário:

Postar um comentário